Risco Ambiental
Os seguros tradicionais de responsabilidade civil poluição, já não são adequados, face ao exigente quadro regulamentar, não protegendo de forma eficaz o património das empresas no caso de um acidente ambiental.
Nos últimos anos, vários diplomas legislativos foram aprovados no pressuposto de responder às questões relacionadas com a responsabilidade das empresas envolvidas em situações de danos ambientais. A Directiva Ambiental da União Europeia transposta para o quadro jurídico português pelo Decreto-Lei n.º 147/2008, de 26 de Junho, comporta novas responsabilidades para as empresas e baseia-se no essencial, no princípio do poluidor pagador. As empresas têm que procurar formas de prevenção dos danos ambientais, assegurando que possuem os recursos necessários e suficientes para a reparação e mitigação em caso de dano ambiental.
É verdade que qualquer negócio está sujeito a riscos ambientais. Em consequência dos danos causados ao meio ambiente, surgem outras consequências graves como acções legais, e pesadas multas para pagar e, ainda, danos à reputação e marca, entre outras.
Evite os danos ambientais. Fale connosco!